São 25 anos e muitas histórias!

#Gastronomia: 4º Whisky Festival

Posted: 26 de mai. de 2010 | Postado por Seu Jair | Marcadores: , ,

O chef brasileiro estrelado pelo Guia Michelin, Marcello Tully, deixou a ilha de Skye, na Escócia, e veio ao Brasil preparar um menu harmonizado com uísque, a convite do 4º Whisky Festival. Todos os pratos, da entrada à sobremesa, foram acompanhados de uísques escolhidos por Tully. Os jantares ocorreram nos dias 19 e 20 de maio no restaurante Capim Santo, em São Paulo, e dia 22 no restaurante Da Noi, no Recife. tully                                                                  Marcelo Tully
Entre os momentos mais conhecidos de se apreciar um uísque está aquele espaço de tempo que separa a rotina dura da labuta diária e o início da noite, quando o destilado de maltes e grãos ajuda a relaxar o corpo e abrir o espírito após uma longa jornada de trabalho. Outro momento em que também vai muito bem o famoso uisquinho é no fechamento da noite, após uma boa refeição. Normalmente, um uísque leve e floral para o fim do dia e antes da refeição, e um exemplar mais encorpado, com aromas mais intensos de carvalho, creme e baunilha para depois das refeições. São regras básicas que qualquer manual de uísque cita.

Mas os não satisfeitos com as convenções tratam de desprezar estas regras estabelecidas e se aventuram no inusitado. Foi o que fez o Chef Marcello Tully, de 40 anos. Nascido no Brasil, mudou-se para a Inglaterra há 34 anos. Lá, adquiriu o gosto pela gastronomia, que passou a abraçar como profissão. Após ter passado por diversas experiências em cozinhas na Grã Bretanha, de restaurantes sofisticados liderados por chefs estrelados, à montagem de um negócio próprio envolvendo cozinha industrial e catering, ele aceitou o convite para dirigir o restaurante do hotel Kinloch Lodge, na Ilha de Skye, no norte da Escócia. Desde então, Tully vem ganhando prêmios, incluindo a estrela que o restaurante capitaneado por ele recebeu no início deste ano na edição 2010 do prestigiado Guia Michelin.

Harmonizar comidas com uísque não é exatamente uma novidade para este chef brasileiro com forte sotaque britânico, mesmo quando fala em português. "No restaurante do hotel", disse Tully, "nós já temos o wine flight, no qual oferecemos um tipo de vinho para cada prato. Isso faz muito sucesso. Este ano iniciamos o trabalho também com cervejas e agora uísques". Foi essa a prática que ele trouxe às mesas do restaurante Capim Santo, na capital paulistana, e do restaurante Da Noi, no Recife, durante o 4º Whisky Festival. Para os que pretendem tentar este tipo de harmonização, o chef dá algumas dicas: "uma possibilidade é trabalhar com os contrastes. Uma comida forte, como um queijo azul, por exemplo, pede um uísque mais suave". Outra dica de Marcello Tully é sobre como servir o uísque durante as refeições. "Acrescente um pouco de água na bebida. Mas só um pouco. Ele não fica tão forte e é possível saboreá-lo melhor. Ele perde o ardor e ajuda a acompanhar os pratos".
Para quem perdeu os jantares harmonizados e ainda está curioso sobre a combinação de uísque e comida, o Bar Gardênia, também em São Paulo, serve até o dia 31 de maio petiscos especialmente criados por Marcello Tully para serem harmonizados com uísques.whisky Caso prefira fazer o teste em casa, segue abaixo o menu servido no jantar em São Paulo e os uísques propostos por Tully. A proposta do chef pode ser uma boa referência para que você arrisque suas próprias harmonizações.
Entrada
Mousse de Vieira e lagostin com molho de açafrão e cerefólio.
Harmonização: uísque Johnnie Walker Green Label.
1º prato
Filé de Robalo com cenoura, abobrinha e alho poró com molho de tomate, coentro e baunilha.
Harmonização: uísque Buchanan's 12 anos.
2º prato
Porco assado e Filé de Tamboril com verdes da estação, pancetta, pure de cove-flor e maçã, e molho de maracujá com uísque.
Harmonização: Johnnie Walker Red Label.
Sobremesa 1
Espuma de chocolate e uísque.
Sobremesa 2
Tartelete de limão siciliano, shortbread crocante e molho de mel e uísque.
Harmonização para as sobremesas: Johnnie Walker Gold Label (servido em shot gelado).

Saiba mais informações sobre o que aconteceu no evento: www.whiskyfestival.com.br/Index.html

0 comentários:

Postar um comentário