O chef brasileiro estrelado pelo Guia Michelin, Marcello Tully, deixou a ilha de Skye, na Escócia, e veio ao Brasil preparar um menu harmonizado com uísque, a convite do 4º Whisky Festival. Todos os pratos, da entrada à sobremesa, foram acompanhados de uísques escolhidos por Tully. Os jantares ocorreram nos dias 19 e 20 de maio no restaurante Capim Santo, em São Paulo, e dia 22 no restaurante Da Noi, no Recife. Marcelo Tully
Entre os momentos mais conhecidos de se apreciar um uísque está aquele espaço de tempo que separa a rotina dura da labuta diária e o início da noite, quando o destilado de maltes e grãos ajuda a relaxar o corpo e abrir o espírito após uma longa jornada de trabalho. Outro momento em que também vai muito bem o famoso uisquinho é no fechamento da noite, após uma boa refeição. Normalmente, um uísque leve e floral para o fim do dia e antes da refeição, e um exemplar mais encorpado, com aromas mais intensos de carvalho, creme e baunilha para depois das refeições. São regras básicas que qualquer manual de uísque cita.
Mas os não satisfeitos com as convenções tratam de desprezar estas regras estabelecidas e se aventuram no inusitado. Foi o que fez o Chef Marcello Tully, de 40 anos. Nascido no Brasil, mudou-se para a Inglaterra há 34 anos. Lá, adquiriu o gosto pela gastronomia, que passou a abraçar como profissão. Após ter passado por diversas experiências em cozinhas na Grã Bretanha, de restaurantes sofisticados liderados por chefs estrelados, à montagem de um negócio próprio envolvendo cozinha industrial e catering, ele aceitou o convite para dirigir o restaurante do hotel Kinloch Lodge, na Ilha de Skye, no norte da Escócia. Desde então, Tully vem ganhando prêmios, incluindo a estrela que o restaurante capitaneado por ele recebeu no início deste ano na edição 2010 do prestigiado Guia Michelin.
Harmonizar comidas com uísque não é exatamente uma novidade para este chef brasileiro com forte sotaque britânico, mesmo quando fala em português. "No restaurante do hotel", disse Tully, "nós já temos o wine flight, no qual oferecemos um tipo de vinho para cada prato. Isso faz muito sucesso. Este ano iniciamos o trabalho também com cervejas e agora uísques". Foi essa a prática que ele trouxe às mesas do restaurante Capim Santo, na capital paulistana, e do restaurante Da Noi, no Recife, durante o 4º Whisky Festival. Para os que pretendem tentar este tipo de harmonização, o chef dá algumas dicas: "uma possibilidade é trabalhar com os contrastes. Uma comida forte, como um queijo azul, por exemplo, pede um uísque mais suave". Outra dica de Marcello Tully é sobre como servir o uísque durante as refeições. "Acrescente um pouco de água na bebida. Mas só um pouco. Ele não fica tão forte e é possível saboreá-lo melhor. Ele perde o ardor e ajuda a acompanhar os pratos".
Para quem perdeu os jantares harmonizados e ainda está curioso sobre a combinação de uísque e comida, o Bar Gardênia, também em São Paulo, serve até o dia 31 de maio petiscos especialmente criados por Marcello Tully para serem harmonizados com uísques. Caso prefira fazer o teste em casa, segue abaixo o menu servido no jantar em São Paulo e os uísques propostos por Tully. A proposta do chef pode ser uma boa referência para que você arrisque suas próprias harmonizações.
Entrada
Mousse de Vieira e lagostin com molho de açafrão e cerefólio.
Harmonização: uísque Johnnie Walker Green Label.
1º prato
Filé de Robalo com cenoura, abobrinha e alho poró com molho de tomate, coentro e baunilha.
Harmonização: uísque Buchanan's 12 anos.
2º prato
Porco assado e Filé de Tamboril com verdes da estação, pancetta, pure de cove-flor e maçã, e molho de maracujá com uísque.
Harmonização: Johnnie Walker Red Label.
Sobremesa 1
Espuma de chocolate e uísque.
Sobremesa 2
Tartelete de limão siciliano, shortbread crocante e molho de mel e uísque.
Harmonização para as sobremesas: Johnnie Walker Gold Label (servido em shot gelado).
Saiba mais informações sobre o que aconteceu no evento: www.whiskyfestival.com.br/Index.html
#Gastronomia: 4º Whisky Festival
Posted:
26 de mai. de 2010 |
Postado por
Seu Jair
|
Marcadores:
#dicadoseujair,
Amigos do Couve Flor,
gastronomia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem é o seu Jair?
Seu Jair é Jair Pinto, proprietário do restaurante Couve Flor, que começou sua vida de empreendedor antes mesmo de saber o que a palavra significava!
Ainda garoto, tudo que vislumbrava retorno financeiro, ele vendia, desde bolinhas de gude, pipas, etc, seu tino comercial era bem aguçado. Quando jovem, dentre as multiplas atividades: vendedor de roupas, de livros, titulos patrimoniais (Touring Club e C.R. Flamengo), com a rentabilidade adquirida, comprou a primeira geladeira, para sua mãe, na época geladeira eletrica, era artigo de luxo, luxo mesmo! Seu Jair ralava muito... e rala até hoje!
Este será um espaço para o Seu Jair ir além, falando sobre eventos, passeios, receitas, tudo com o selo Couve Flor de qualidade!
tags
#arte
(4)
#dicadoseujair
(30)
#receitadocouve
(7)
25 anos
(10)
Amigos do Couve Flor
(14)
artes plásticas
(4)
bacalhau
(1)
Clube de Vantagens
(3)
culinaria
(5)
Design
(2)
enologia
(1)
gastronomia
(16)
história
(5)
jardim botânico
(12)
Leblon Jazz Festival
(1)
portuguesa
(1)
promoção
(9)
Puc Rio
(2)
receitas
(1)
restaurante couve flor
(23)
rh
(1)
Seu Jair Pinto
(6)
solidariedade
(4)
sommeliere
(1)
vagas de emprego
(2)
0 comentários:
Postar um comentário